Medida Busca Impulsionar Promoção de Criptomoedas nos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (23 de janeiro de 2025) que proíbe o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, de desenvolver uma moeda digital.
O novo decreto determina que 'não se pode criar, emitir ou promover uma moeda digital proveniente de um banco central' e põe fim a todo trabalho relacionado a essa possibilidade.
A alternativa de um dólar digital foi objeto de avaliação pelo Fed, mas sem que tenha havido uma resolução concreta.
O governo do ex-presidente Joe Biden era favorável à ideia de uma moeda digital, considerando que oferecia vantagens e oportunidades, mas também identificava riscos significativos.
Os diretores do Fed nunca esconderam seu ceticismo em relação à criação de uma CBDC, sigla em inglês para Moeda Digital de Banco Central.
Em março passado, o presidente do Fed, Jerome Powell, insistiu que o banco central ainda estava 'muito longe' de implementar um CBDC.
O decreto de Trump busca impulsionar a promoção das criptomoedas nos Estados Unidos. Prevê a criação de um grupo de trabalho encarregado de refletir sobre o tema para apresentar propostas ao Congresso e ao presidente.
Além disso, o decreto estabelece um grupo de trabalho liderado por David Sacks, que já trabalhou no Pay.Pal, para desenhar novas regulações para criptomoedas e analisar a criação de uma reserva nacional de Bitcoins e outras criptos.
Trump também lançou sua própria criptomoeda, a $TRUMP, em 17 de janeiro, três dias antes de assumir a presidência. A moeda alcançou um valor de mercado total de US$ 6,94 bilhões em apenas algumas horas.
Essa medida é vista como uma forma de impedir que o FED concorra com o Bitcoin e outras criptomoedas existentes, além de cumprir uma de suas promessas de campanha.
Comments