top of page

IPCA de Janeiro Fica no Menor Índice Desde a Criação do Plano Real

Desaceleração da Inflação Reflete Controle Inflacionário no Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma variação de 0,11% em janeiro de 2025, o que representa o menor índice para o mês desde a criação do Plano Real em 1994.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa desaceleração é resultado de uma queda de 0,23 ponto percentual em relação ao índice de dezembro de 2024, que havia alcançado 0,34%.

A inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 4,5%, abaixo dos 4,71% registrados no período anterior. Este resultado reforça a manutenção do índice dentro da meta estipulada pelo governo, que é exatamente de 4,5%.

O resultado foi influenciado por altas nos grupos de Alimentação e bebidas e de Transportes, enquanto o impacto negativo foi puxado pelo recuo na energia elétrica residencial, que recuou 15,46% graças ao Bônus de Itaipu no mês de janeiro.

O grupo Habitação foi o único a registrar resultado negativo no mês, com deflação de 3,43%, contribuindo com -0,52 ponto percentual no índice geral.

A desaceleração da inflação é um sinal positivo para a economia brasileira, refletindo um cenário de controle inflacionário. Embora haja pressões pontuais em setores como alimentação e transportes, o controle geral da inflação é mantido.

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA, calculado com base em uma cesta de consumo típica das famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos, abrangendo nove regiões metropolitanas, além de Brasília e do município de Goiânia.

A trajetória de queda nos últimos meses consolida um cenário de estabilidade econômica, apesar das variações nos preços de alguns itens. O resultado também mostra que oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram resultados positivos em janeiro.

A alta de preços no grupo Alimentação e bebidas foi influenciada pelos aumentos do tomate e do café moído, enquanto a alimentação em domicílio registrou variação positiva de 1,1%. Por outro lado, a batata inglesa e o leite longa vida apresentaram quedas.

O resultado do IPCA-15 de janeiro de 2025 contrariou as expectativas dos analistas, que haviam previsto uma queda de 0,02%. O intervalo das estimativas era de queda de 0,09% a alta de 0,34%, com mediana de 0,01%.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
bottom of page