Média de 22 milhões de imigrantes ilegais enfrentam medo de deportações após tomada de posse de Trump
Os imigrantes nos Estados Unidos estão vivendo um cenário de incerteza após a tomada de posse de Donald Trump, que prometeu reforçar as políticas de imigração.
Segundo especialistas, cerca de 22 milhões de imigrantes ilegais vivem com medo de serem deportados, o que representa quase 5% da população dos EUA.
A preocupação é particularmente alta entre os mexicanos, que são cerca de 5 milhões dos imigrantes ilegais no país. O governo do México está preparando um plano de emergência para acolher os que forem obrigados a regressar ao país.
Elena Barrera, uma imigrante ilegal que vive em Chicago há 27 anos, expressou o medo que muitos compartilham. 'Se for deportada, não sei para onde ir nem o que fazer', disse ela.
Muitos imigrantes estão a preparar-se para o pior cenário, tratando dos papéis com advogados, amigos e família, para que alguém possa cuidar dos negócios, dos filhos e do dinheiro caso eles sejam deportados.
As organizações não governamentais estão ajudando e aconselhando quem tem receio de ser expulso nos próximos meses. Alguns imigrantes também estão instalando câmaras de segurança nas suas portas, caso os agentes da imigração cheguem.
O foco inicial das deportações parece ser a área de Chicago, que é uma 'cidade-santuário' e tem políticas fortes contra a cooperação com os agentes federais de imigração.
Ativistas pelos direitos dos imigrantes estão aconselhando os imigrantes a exercerem os seus direitos, nomeadamente o de permanecerem em silêncio e o de não permitirem a entrada de agentes nas suas casas sem mandados.
Carlos, um imigrante do México que vive nos EUA há décadas, tem um plano de contingência para a deportação que inclui encontrar alguém para gerir as suas contas bancárias, casa e carro.
A administração de Trump promete uma operação mais ampla de deportações do que a administração anterior, o que tem aumentado o medo e a incerteza entre os imigrantes ilegais nos EUA.
Kommentare